Please reload

Posts Recentes

Você sabe como cuidar da pele no verão?

February 14, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

As esponjas naturais marinhas são mais sustentáveis que as sintéticas?

November 23, 2016

Pergunta: Estou tentando deixar o meu banho e minha rotina mais sustentáveis, eu estava pensando na alternativa das esponjas naturais marinhas. Elas parecem ser mais amigas da natureza do que as esponjas de banho sintéticas. Mas elas vêm de animais vivos e eu não gostaria de contribuir com a degradação das especies dos mares e oceanos. Afinal, o uso de esponjas naturais marinhas é sustentável?

 

Resposta: Primeiramente me permita dar uma breve explanação: Esponjas marinhas são uns dos mais antigos e simples organismos multicelulares do planeta. Elas vivem em praticamente qualquer meio aquático, filtrando nutrientes da água através de seus poros. Os seres humanos tem se banhado com elas a milhares de anos. De acordo com um artigo na Universidade da Flórida, existem dois métodos de coleta de esponjas marinhas: pescadores mergulham, cortam as esponjas do leito do mar utilizando facas, deixando suas "raízes"no leito para que voltem a crescer. Ou em lugares de águas mais rasas, eles avistam a esponja da superfície e as coletam utilizando grandes ganchos. O corte das esponjas com faca, aumenta as chances delas crescerem em maior quantidade. Já o método dos ganchos, de acordo com a Universidade da Flórida, faz com que as esponjas se regenerem em 1/3 do tempo. Portanto, as capacidades regenerativas das esponjas marinhas, fazem delas o candidato ideal para uma coleta sustentável ou até mesmo para o cultivo em fazendas marinhas. Desafortunadamente, apesar das empresas de comércio de artigos para higiene pessoal afirmarem e garantirem que seus produtos são sustentáveis. Ainda não existe no mundo uma certificação especifica para esponjas marinhas que faça esse controle(acabando ficando a cargo dos governos de cada região produtora). De qualquer forma, não se vê um risco de coleta excessiva, tendo em vista que as esponjas sintéticas ainda dominam de longe o mercado. O maior produtor nacional (USA) de esponjas marinhas é a Flórida, produzindo atualmente cerca de 60.000 pounds de esponja por ano. Essa quantidade representa apenas 1/10 do que o estado produzia antes da Segunda Guerra Mundial. Verdade seja dita, o aquecimento global é provavelmente uma ameça muito maior para as esponjas, do que as empresas de beleza. Também é importante mencionar que o processo de tornar uma esponja viva em um artigo de beleza, produz muito poucos resíduos e não necessita de produtos químicos. Esponjas marinhas são biodegradáveis, ao serem arrancadas, não sentem nenhuma dor, por não possuírem sistema nervoso. Portanto, nós podemos dizer com tranquilidade: use esponjas naturais marinhas tranquilamente. Apenas não diga aos seus pequenos, que sua nova bucha é o Bob Esponja, ou você nunca mais vai convence-los a sair do banho.

 

Um pouco de informação: Muitas fazendas de esponja como essa na Nova Zelandia, cultivam esponjas para fins médicos de pesquisa. Químicos naturais presentes nesses seres vivos vem sendo estudados para uso na cura de células cancerígenas. O que é sem dúvida uma façanha muito maior do que uma simples limpeza na pele, o que nos faz enxergar a razão de valorizarmos tanto esse ser e toda a biodiversidade do nosso planeta tão precioso.

 

 

 

 

Artigo originalmente publicado por PLENTY MAGAZINE em dezembro de 2008(tradução livre)

 
Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square